fbpx

07 benefícios do Futebol para crianças.

Como o futebol pode ajudar no desenvolvimento infantil?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Listamos sete motivos para você incentivar as crianças a praticarem futebol.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante ter em mente que a cada etapa do desenvolvimento da criança, sua relação com o esporte, em geral, é diferente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
01 – Desenvolvimento Motor – A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

02 – Convivência Social – Futebol é uma atividade social, em grupo, e cada criança acaba tendo contato com a maioria das outras crianças envolvidas na brincadeira.

03 – Entendimento de regras – Como todo jogo, o futebol tem regras. A compreensão dessas regras e o respeito a elas é o que permite à criança fazer parte da brincadeira.

04 – Trabalho em equipe – A criança interage com outras crianças em prol de um objetivo comum, que pode ser ganhar o jogo ou apenas não deixar a bola sair da quadra.

05 – Tomada de decisões – O futebol é um laboratório de decisões: “chuto no gol ou toco para um colega?”. Essas decisões ajudam no processo do senso de responsabilidade da criança.

06 – Disciplina – Não adianta brincar se não segue as regras. A disciplina evolui para o comprometimento com o esporte em si, saber ouvir seu treinador ou professor.

07 – Vencer ou Perder – Com a coordenação e a compreensão das regras já estão internalizadas, o trabalho em equipe ganha grande destaque na atividade e um novo contexto surge: vencer ou perder.

É importante que pais, professores e treinadores estejam atentos para a relação da criança com ambos os cenários. Vencer não deve ser equivalente a menosprezar os adversários da mesma forma que perder não deve se tornar uma frustração ou ser motivo para agressividade.

Futebol é diversão. As crianças merecem e tem direito a isso. Na escola, na rua ou na escolinha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Futebol não tem contraindicação.

Dr Paulo Cavalcante – Ortopedia Esportiva e Cirurgia do Joelho

CRM 26504 | TEOT 16690 | RQE 18002

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *