Osteoporose

A Osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da densidade óssea, que aumenta o risco de fraturas, principalmente no quadril, coluna e punho.

A osteoporose pode ser primária, que ocorre por fator hereditário, senilidade–envelhecimento, deficiência de cálcio e mudanças hormonais pós-menopausa, ou pode ser secundária a alguma desordem metabólica. Esta condição pode acometer 1 em cada 3 mulheres acima de 50 anos, e 1 em cada 5 homens.

A ocorrência de fraturas pode trazer consigo limitação funcional, dores crônicas, custos, maior risco de novas fraturas e mortalidade.E sabemos que o relato de 1 fratura prévia aumenta a chance de nova fratura em 86%.

As medidas para evitar esta doença valem pra todos: evitar álcool e cigarro, incluir alimentos ricos em cálcio na dieta, se expor ao sol saudável, praticar exercícios físicos regularmente, tratar desordens menstruais e transtornos alimentares. Lembrando ainda das medidas domésticas para minimizar o risco de quedas em idosos.

O diagnóstico é feito através da Densitometria, que é o padrão ouro, exame rápido, seguro e baixa radiação. O RX só visualiza perda óssea tardiamente, quando já há redução de pelo menos 30%.

Existem várias opções para o tratamento, sendo geralmente combinado. O principal é um bifosfonado, que pode ser o Ácido Zolendrônico injetável anual ou o Risedronato oral, mensal, em associação com Vitamina D e Cálcio. O tratamento regular, adequado e precoce reduz drasticamente as incidências de fraturas na coluna vertebral, punho e quadril. Além do ganho de confiança e qualidade de vida.

Dr Paulo Cavalcante – Ortopedia Esportiva e Cirurgia do Joelho

CRM 26504 | TEOT 16690 | RQE 18002